sábado, 14 de fevereiro de 2009

:: Gestão Pública e o RS ::

Hoje, em grande parte do estado brasileiro já se emprega as mais modernas técnicas da gestão pública em prol da eficiência, da eficácia e efetividade das ações administrativas do governo, visando adequar a forma de governar de modo que fique bem próxima da maneira que o setor privado se utiliza, empregando as mais avançadas formas de excelência na administração dos seus negócios. O objetivo da gestão pública é qualificar a forma de governar, melhorando a qualidade dos serviços públicos.
O governo federal já faz sua parte; qualificando, desenvolvendo, criando cargos específicos, difundindo a gestão pública como forma de dar maior retorno à sociedade. Alguns estados têm secretarias específicas, como é o caso de São Paulo, que além da secretaria tem o cargo de Gestor Público nos seus quadros públicos.
O Distrito federal esta com um concurso pronto para este ano de 2009, onde deverá contratar mais de 90 Gestores Públicos.

Nos EUA, na universidade de Harvard, temos uma das melhores escolas de Gestores Públicos do mundo, onde os mesmos desenvolvem as atividades de um prefeito, por exemplo, sendo contratados para desempenhar as funções e, se não estiverem correspondendo são demitidos. Guardadas as diferenças do sistema americano, empregado em alguns estados, percebemos a enorme responsabilidade e importância da gestão pública naquele país.

O estado do RS apesar de empregar as boas técnicas de gestão pública, ainda não criou o cargo de Gestor Público nem tampouco uma secretaria específica, esperamos não nos tornarmos caudatários na qualificação especifica do Gestor Público nem tampouco na criação de uma secretaria na área.

Nenhum comentário: