quarta-feira, 26 de agosto de 2009

:: A verdade da Convenção do PSDB Viamão ::

Recebemos informações sobre a convenção do PSDB que ocorreu no dia 23 de agosto, veja informações completa sobre o que ocorreu e o que não ocorreu:
No dia 23 de agosto do corrente, o PSDB de Viamão promoveu não uma convenção mas uma grande farsa, porque não foram cumpridas dentro das regras democraticas, nem dentro das normas do estatuto do partido e nem dentro das determinações da instância superior que é a Executiva Estadual.
A chapa Um Novo Rumo, foi inscrita dentro do prazo de acordo com o edital publicado, ou seja no dia 03 de agosto. De acordo com o estatuto, no momento da inscrição as chapas inscritas recebem uma cópia das chapas opositoras, isto não foi cumprido porque a chapa Um Novo Rumo não recebeu cópia da chapa União por Viamão.
Passado o prazo de inscrição as chapas têm prazo de 48 horas para efetuar impugnações. A chapa Um Novo Rumo foi impugnada, sob alegação de seu subscritor não ter usado o mesmo modelo de requerimento que usou em 2007, modelo que faz parte de um manual para leigos em Convenções editado naquele ano. A chapa Um Novo Rumo entrou com recurso na municipal que foi negado, então recorreu à Estadual e teve sua inscrição homologada no dia 13 de agosto.
A chapa Um Novo Rumo teve TODAS as sua solicitações de informações relativas a chapa opositora negadas na municipal, perante a estes fatos tudo que lhe era negado na municipal encaminhava solicitação à Estadual que prontamente eram atendidas.
A chapa Um Novo Rumo só teve acesso aos integrantes da Chapa União por Viamão no dia 12 de agosto, via pedido à Estadual, de posse da Chapa completa e do colégio eleitoral disponibilizado pela Estadual, detectou que 17 membros da Chapa União por Viamão não tinham concluido o processo de filiação, além de ter nomes de pessoas que não deram consentimentos para que seus nomes constassem ali, porque estavam integrando a chapa Um Novo Rumo.
Depois de tudo isto comprovado perante a Estadual, resolveu pedir a IMPUGNAÇÃO da Chapa União por Viamão diretamente à Executiva Estadual porque o prazo para impugnações na municipal já havia vencido às 9 horas do dia 05 (48 horas) após o encerramento de inscrição.
A Executiva Estadual nomeou no dia 10 de agosto uma Comissão com poderes para deliberar sobre todas as Convenções do Estado, e esta Comissão comunicou a chapa União por Viamão dos problemasa detectados pela chapa Um Novo Rumo e abriu prazo de 48 horas para os mesmos serem sanados pois a chapa União por Viamão ESTAVA IMPUGNADA.
O autoritarismo da Executiva municipal de Viamão chegou ao ponto de além de não atender nenhuma das solicitações da chapa Um Novo Rumo, resolveu também peitar a Executiva Estadual, não atendendo suas solicitações. Na sexta-feira dia 21 de agosto a chapa Um Novo Rumo solicitou informações via ofício à Executiva Estadual sobre a situação da chapa União por Viamão, e pasmem, ela não havia solucionado os problemas apontados e comprovados dentro do prazo (48 horas) que a Estadual lhe concedeu. Diante das informações repassadas pela Estadual a chapa Um Novo Rumo era a ÚNICA Chapa inscrita para a Convenção municipal do PSDB de Viamão.
A chapa Um Novo Rumo, deduzindo que provavelmente a Convenção não seria instalada pela executiva autoritária, solicitou via ofício observadores da Executiva Estadual com documentação que lhe davam poderes para instalar a Convenção.
A maior surpresa ocorreu quando a Convenção foi instalada, e a única chapa inscrita era a União por Viamão, justamente a que estava IMPUGNADA e não poderia constar nas cédulas da eleição. Além disso a Comissão Eleitoral municipal não reconheceu e não atendeu nenhuma das solicitações da Estadual. Desconheceram ainda os observadores, além de impedirem filiados que constavam na lista da Estadual de votarem.
Todas estas negativas são publicas inclusive pela imprensa local e a alegação é de que os membros da Comissão Executiva Estadual e observadores eram amigos do Subscritor da chapa Um Novo Rumo e faziam parte de uma manobra.
A Convenção foi uma Farsa completa, pois colocaram seguranças para "cuidar" da Convenção, que só havia uma chapa inscrita e não era a reconhecida pela Executiva Estadual, a chapa Um Novo Rumo. Não restou outro caminho, senão o de pedir a anulação da Convenção do PSDB de Viamão, o que foi feito na segunda-feira dia 24 de agosto e foi atendido.
O prejuizo para a chapa Um Novo Rumo foi muito grande e é irreversível, pois elegeria sua chapa na integra, e agora a chapa União por Viamão tenta manobras para manter a FALSA eleição que elegeu a seguinte EXECUTIVA SEM LEGITIMIDADE:
Presidente: Valmir Vieira de Moura
Vice-Presidente: Claro Antônio de Almeida Mota
Secretário Geral: Luiz Fernando de Souza
Tesoureiro: Reinaldo dos Santos Freitas
Vogal: Antonio Adão Ferreira da Costa
Vogal: Cláudio José Martins
1º Suplente: Vitorino Guimarães Gutierres
2º Suplente: Luiz Vieira Ferreira
3º Suplente: Vladimir Lopes Goulart
4º Suplente: Ronaldo Guilherme Albuquerque
Vejam que ironia do destino, o presidente da Comissão de Eleições que foi ameaçado de processo por falsidade ideológica por assinar as determinações da Executiva Estadual, hoje é o Presidente do PSDB de Viamão.
Está é a composição da Comissão Organizadora do PSDB de Viamão:
Presidente: Paulo Cezar Aguiar de Souza
Tomaz Wonghon
André Agne Domingues
Cláudio Sebenello
Daniel Oscar Ludwig
Esta Comissão tem poderes de Executiva Municipal para reorganizar a próxima Eleição do PSDB de Viamão. Eleição esta que ainda não tem prazo para acontecer, o mandato desta Comissão é de 90 dias de acordo com o estatuto podendo ser prorrogado por igual periodo de acordo com as designações da Estadual.
Obs: Este texto não era para ser publicado, porque o Kadú, subscritor da chapa Um Novo Rumo, ainda tenta uma saída para este embróglio, pois no seu entendimento as posições assumidas pela Executiva Municipal são graves e autoritárias, e foram tantas irregularidades cometidas na Convenção Municipal que não restou outro caminho para a Estadual senão a de ANULAR A CONVENÇÃO DE VIAMÃO, mas mesmo assim acredita que dá para construir uma solução para que os integrantes da chapa União por Viamão não sejam expostos em situação tão humilhante pelo que fizeram seus lideres.
Informações gentilmente disponibilizadas por Ciro Barboza

Um comentário:

Anônimo disse...

Pô!! Os caras são da pesada mesmo hein, espero que vocês resistam e não deixem este bando tomar conta do partido, pois é assim que começa, o partido, a associação, o municipio, o Estado e depois não adianta chorar é ditadura mesmo.

Pau neles!!! fora com os ditadores.